Os pulgões do asclepias, que se alimentam das plantas de asclepias comuns e de pântano, normalmente aparecem no final do verão. Ao contrário dos pulgões do jardim, que podem prejudicar vegetais e flores, os pulgões do asclepias raramente causam danos significativos. Os tratamentos contra pragas podem ser prejudiciais. Para proteger as borboletas monarcas e as plantas de asclepias, é importante usar métodos seguros para elas ao eliminar os pulgões.
O Que São os Pulgões do Asclepias?
Os pulgões do asclepias, também conhecidos como pulgões do oleandro, são um tipo de pulgão originário da região do Mediterrâneo. Eles se alimentam das plantas de oleandro em sua terra natal, mas, na América do Norte, atacam asclepias e dogbane.
Esses pulgões brilhantes, amarelos ou laranja, têm pernas pretas e espinhos na parte de trás. Eles se alimentam em grupos nos caules e folhas das plantas, fazendo com que as flores e folhas da asclepias se deformem. Também podem deixar um resíduo pegajoso de melada, que causa mofo negro e faz as plantas afetadas parecerem cobertas por um pó escuro.
Os Pulgões no Asclepias São Prejudiciais?
Os pulgões do asclepias geralmente não são prejudiciais para as plantas de asclepias, já que eles as atacam principalmente. O tratamento das infestações pode prejudicar polinizadores como as borboletas monarcas e as abelhas. Os danos causados pelos pulgões são normalmente pequenos e desaparecem no outono. Se você cultiva asclepias para as monarcas, os pulgões podem competir com elas, mas não as prejudicam diretamente nem aos ovos das monarcas. Eles são geralmente menos prejudiciais para as monarcas do que os tratamentos contra pragas, incluindo os orgânicos. As lagartas e os ovos das monarcas convivem bem com os pulgões.
Maneiras de Eliminar Pulgões no Asclepias
Evite tratar os pulgões no asclepias se as plantas parecerem estressadas. Em vez disso, use estratégias de controle de pulgões para proteger as monarcas e outros polinizadores, ao invés de usar pesticidas e sprays de sabão.
Maneira 1. Experimente a coleta manual
Para eliminar rapidamente os pulgões do asclepias, pode-se podar as folhas com infestação pesada e esmagar os pulgões restantes com os dedos. Antes de começar, verifique se há lagartas ou ovos de monarcas e inspecione os caules e o verso das folhas em busca de pulgões escondidos. Use luvas de jardinagem, pois essa tarefa pode ser bagunçada.
Maneira 2. Lave as plantas com água
Usar uma mangueira de jardim para lavar as plantas de asclepias pode ajudar a desalojar os pulgões e reduzir a infestação, mas também pode lavar os ovos e as lagartas das monarcas, tornando essa opção inadequada para as monarcas.
Maneira 3. Experimente plantas companheiras
Crisântemos, alhos, capuchinhas, endro, erva-cidreira e anis são plantas eficazes para controle de pulgões perto da asclepias, agindo como repelentes naturais e plantas-trap, além de atrair os pulgões para longe da planta.
Maneira 4. Confie em insetos benéficos
Plantar companheiras perto da asclepias pode atrair joaninhas, crisopas e outros insetos benéficos para comer os pulgões. Se enfrentar uma infestação forte, compre joaninhas e crisopas em lojas de jardinagem e solte-os diretamente nas plantas de asclepias, mas tenha em mente que eles podem não permanecer por muito tempo.
Maneira 5. Pare de fertilizar
Fertilizantes estimulam o crescimento das plantas, mas não são eficazes contra os pulgões do asclepias. As plantas de asclepias são plantas de baixo consumo, e fertilizá-las pode fazer com que brotem novas folhas e atraiam mais pulgões.
Maneira 6. Melhore a saúde das plantas
Plantas saudáveis de asclepias podem suportar uma invasão de pulgões. Então, se você quer manter os pulgões afastados, plante os tipos certos de asclepias para o seu jardim e forneça o cuidado que as plantas precisam. A maioria das plantas de asclepias cresce melhor sob luz solar direta, enquanto a asclepias comum se dá melhor em solo bem drenado, e a asclepias de pântano pode ficar estressada e propensa a pulgões se não for cultivada em solo úmido.