O resíduo de spray de cabelo pode ser um problema chato, já que ele atrai sujeira e poeira, deixando as superfícies feias. A maneira de limpar depende do que você prefere e do tipo de superfície que precisa limpar. O tipo de spray de cabelo também influencia na forma de limpar, seja um resíduo mais concentrado ou espalhado. Para deixar seu banheiro brilhando de novo, experimente um dos nossos métodos para remover esses resíduos!
Como remover o acúmulo de spray de cabelo
Para tirar o acúmulo de spray de cabelo, leve em conta o tipo de superfície, o tamanho da área afetada e a espessura do resíduo. Use métodos diferentes para torneiras, espelhos, bancadas de pedra natural e paredes pintadas, dependendo dessas características.
Torneiras e Espelhos
Torneiras e espelhos mostram facilmente qualquer sujeirinha, o que pode ser bom ou ruim quando você quer manter tudo limpo. Se perceber que estão opacos ou com manchas, use álcool (álcool isopropílico) para limpar rapidinho. É só molhar um pano limpo no álcool, esfregar na superfície para tirar a sujeira e depois passar um pano úmido para finalizar. Deixe secar, e pronto!
Mármore Natural, Granito, Calcário e Travertino
Spray de cabelo pode deixar o mármore, granito, travertino ou calcário com um aspecto opaco e desbotado por causa dos ácidos. Para tirar o acúmulo do spray, misture ¼ de xícara de álcool, algumas gotas de detergente e 350 ml de água. Borrife essa mistura na superfície e passe um pano até remover o resíduo.
“Se você ainda perceber manchas ou falta de brilho, use um polidor de pedras e granito adequado para o seu tipo de superfície.“
Piso de Vinil
Spray de cabelo no piso de vinil pode deixar a superfície grudenta e desconfortável. Para evitar isso, misture água morna e vinagre na mesma quantidade (1:1). Passe essa mistura no piso e depois limpe com um pano limpo e seco. Assim, o piso vai ficar com cara de novo!
Trabalho em madeira
O spray de cabelo pode deixar a madeira pegajosa, fazendo com que ela grude. Para limpar, aplique álcool isopropílico na área afetada, depois passe um pano úmido e seque com um pano seco. Se o resíduo persistir, use água morna com sabão para limpar a área. Esse processo também funciona para torneiras e espelhos.
Estratégias adicionais para remover o acúmulo de fixador de cabelo
Esponja de espuma de melamina: Esponjas abrasivas (como a Magic Eraser) podem ser uma maneira rápida e fácil de remover o resíduo de fixador de cabelo de superfícies que são seguras para o seu uso. Essa esponja pode ser usada em torneiras, pias e materiais sólidos de bancada—mas evite usar esse método em granito ou mármore.
Solução de água morna e sabão: Use uma solução de água morna e sabão para limpar o resíduo pegajoso, colocando algumas gotas de sabão em um borrifador com água. Para limpar superfícies maiores, como pisos e paredes, adicione cerca de ¼ de xícara de sabão a um galão de água.
Fórmula de vinagre e água: Remova o acúmulo de fixador de cabelo de paredes pintadas com uma solução forte de partes iguais de água e vinagre. Após aplicar a solução, limpe as paredes com um pano limpo, esfregando o resíduo enquanto trabalha.
Amaciante de roupas: Os compostos do amaciante de roupas podem ajudar a dissolver o resíduo de fixador de cabelo e deixar o ambiente com cheiro fresco. Crie uma solução de uma parte de amaciante para duas partes de água morna e agite para misturar. Aplique na superfície e esfregue com um pano limpo. Repita, se necessário, até a superfície estar livre de resíduos, depois limpe com um pano úmido e limpo.